Telefonema do administrador da USAID, Mark Green, com o presidente interino da Venezuela Juan Guaidó
Washington : Política.
Hoje, o administrador da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Mark Green, conversou por telefone com o presidente interino da Venezuela, o honorável Juan Guaidó.
O administrador Green reafirmou a solidariedade dos Estados Unidos, como estendido pelo presidente Trump e o secretário Pompeo, ao povo venezuelano e à Assembleia Nacional da Venezuela, o único órgão legítimo do governo devidamente eleito pelos venezuelanos.
O administrador Green conversou com o presidente interino Guaidó sobre a terrível situação humanitária na Venezuela, onde as pessoas não têm acesso às necessidades básicas essenciais, como alimentos e suprimentos médicos. Em resposta, o administrador reiterou o anúncio do secretário Pompeo de que os Estados Unidos estão prontos para prestar ajuda de emergência em toda a Venezuela para ajudar a atender a essa crescente necessidade humanitária. Além disso, o administrador Green reafirmou o compromisso dos Estados Unidos de continuar apoiando a Assembleia Nacional da Venezuela, bem como outros importantes agentes democráticos, como organizações da sociedade civil local envolvidas na documentação das violações de direitos humanos e a mídia independente.
O administrador Green também destacou a condenação de Nicolas Maduro pelo governo dos EUA, e reafirmou o compromisso da USAID em promover a governança responsiva voltada aos cidadãos na Venezuela, em busca de um hemisfério da liberdade.
O administrador e o presidente interino Guaidó encerraram a sua conversa com um compromisso mútuo de trabalhar juntos para ajudar a restaurar a dignidade, os direitos humanos e a democracia na Venezuela.
Autoridades dos EUA continuarão conversando e coordenando com a equipe do presidente interino Guaidó para elaborar planos específicos nos próximos dias.